Páginas

quinta-feira, 30 de agosto de 2012

Pega o Lenço e Vai - 2013

Estamos dando inicio ao processo de construção coletiva para o Carnaval do BLOCO "Pega o Lenço e Vai - 2013"






Neste ano estaremos trazendo como tema para o nosso cortejo carnavalesco a biografia do Poeta e Libertador de Escravo "Luís Gama".
Nossa proposta terá início com a formação acerca da historiografia e aspectos de suas contribuições no período Imperial nos processos anteriores ao da Abolição da Escravatura no Brasil.
Teremos como mediador nesta formação o Cientista Social Felipe Oliveira Campos (“Choco”), Pós - Graduando em “Especialização em Ciências Sociais – Economia – Mundo, Arte e Sociedade” pela Fundação Santo André – SP.


Data: 29/09/2012 (Sábado)
Horário: às 16h.
Local: Centro Cultural Dona Leonor
Endereço: Rua San Juan 121, Parque das Américas – Mauá – SP.

Resumo histórico: Luís Gonzaga Pinto da Gama nasceu em Salvador em 21 de junho de 1830. Filho de um fidalgo português (nome jamais revelado por ele) e de Luísa Mahin (Uma das lideranças da Revolta dos Malês, 1835). Foi jornalista, escritor e advogado. Após a revolta em 1835, sua mãe acabou sendo deportada para o Rio de Janeiro após perseguição da Guarda Imperial, e assim aos 10 anos o pequeno Luís fora vendido como escravo. Luís Gama teve uma atuação na literatura brasileira com suas poesias e com suas contribuições ideológicas nos veículos de imprensa. Porém, sua atuação marcante foi enquanto advogado, pois advogava em prol da libertação de escravos. Luís Gama formulou alguns pensamentos que ilustram suas ideias como:


"O escravo que mata o seu senhor pratica um ato de legítima defesa."
"Em nós, até a cor é um defeito. Um imperdoável mal de nascença, o estigma de um crime. Mas nossos críticos se esquecem de que essa cor é a origem da riqueza de milhares de ladrões que nos insultam; que essa cor convencional da escravidão, tão semelhante à da terra, abriga sob sua superfície escura, vulcões, onde arde o fogo sagrado da liberdade."

Luís Gama (1830 - 1882)

Um comentário:

Vanessa disse...

Adoro o bloco!!! Fui esse ano e adorei. Aliás, adoro tudo que for do Carnaval! Além do bloco, sempre compro os ingressos do carnaval e levo toda a minha família!